voltar      imprimir      enviar por e.mail
Diretório discute candidatura de Wagner Montes

Ascom PDT/OM
16/4/2009

O desagravo à memória de Leonel Brizola, atacada por matérias no jornal “O Globo”, e a pré-candidatura de Wagner Montes ao governo do Rio de Janeiro  em 2010, foram os dois assuntos dominantes na reunião do Diretório Regional do PDT-RJ realizada na última segunda-feira (13/4) na sede do partido, na rua Sete de Setembro 141, aberta pelo Ministro do Trabalho Carlos Lupi, presidente licenciado do partido;  e presidida por José Bonifácio Novelino -  presidente em exercício.

Na sua explanação, Lupi  informou que o PDT entrou formalmente na Justiça contra o jornal  “O Globo” exigindo direito de resposta  - escrito pelo jornalista Fernando Brito - para rebater  o que definiu como “acusações gratuitas”.  A série de matérias publicada no jornal  foi uma agressão a Brizola e ao PDT, na opinião de Lupi.

Lupi falou também sobre a tentativa de cassação do mandato do governador Jackson Lago, do Maranhão, solidarizando-se com o fundador do PDT e companheiro fiel de Leonel Brizola, e atribuiu os ataques ao PDT como reação ao forte crescimento que o partido vem tendo nacionalmente pela defesa dos direitos dos trabalhadores.

Como exemplo, citou declaração pública do presidente Lula em Campinas (SP), no velório do deputado João Herrmann, em apoio a candidatura do atual prefeito de Campinas, Dr. Helio, ao governo paulista em 2010. “São Paulo é o 2º orçamento do Brasil e o apoio de Lula ao Dr. Hélio tem grande peso”, assinalou.

O presidente licenciado manifestou também sua satisfação pelo fato do deputado Wagner Montes, pré-candidato do PDT ao governo do Rio de Janeiro, já estar entre os primeiros colocados nas pesquisas.  “O objetivo do PDT nacional é eleger de 45 a 50 deputados federais em todo o Brasil e o fato de termos candidaturas fortes em São Paulo e no Rio de Janeiro nos ajuda muito”, argumentou. Outro exemplo de fortalecimento,citou, é o estado de Roraima. Lá, explicou, o PDT já é o maior partido do estado e tem tudo para repetir a dose em  2010.

Especificamente sobre o Rio de Janeiro, disse ser fundamental começar, agora, o trabalho de preparação voltado para as eleições do ano que vem. “Hoje temos três deputados estaduais,  mas podemos -  com trabalho e organização - dobrar essa  bancada”.  O PDT ocupa hoje no Rio de Janeiro  cinco prefeituras, 12 vice-prefeituras e  76 mandatos de vereador.

Voltando a possibilidade de Wagner Montes disputar o governo fluminense, Lupi assinalou que ele é extremamente popular, o seu programa de tevê bate a Globo no horário, e o mais importante é que Wagner está sempre disposto a colaborar e aprender.

 Antes de encerrar, abordou ainda a questão da segurança pública, destacando que não apóia a política de matança do  governo estadual:  “Não é matança que vai resolver a grave questão da segurança pública no Rio de Janeiro”. Lupi sugeriu a realização de um seminário sobre segurança pública para discutir a questão sempre atual dizendo que o PDT, nessa área, sempre teve um papel de vanguarda.  Disse ainda que não existe nada mais moderno do que a garantia do emprego para os trabalhadores e confirmou que no próximo dia 22 de junho pretende inaugurar, em Brasília, o Centro de Memória do Trabalhador Leonel Brizola.  

Informou por último que o Ministério do Trabalho, em parceria com diversas entidades, promoverá no dia Primeiro de Maio uma grande festa para o trabalhador na Quinta da Boa Vista – para resgatar as celebrações pela data aqui no Rio.

Wagner Montes,  ao tomar a palavra, disse:  “Se o PDT realmente quiser que eu seja o candidato, eu topo!” Explicou que na sua visão é fundamental que o partido parta unido e que não o deixe sozinho.  Destacou que está disposto a aprender e fez questão de lembrar que quando era pré-candidato a prefeito, ano passado, seu nome ficou em primeiro lugar em todos os institutos de pesquisas durante quatro meses. 

O secretário geral Carlos Correia, relatou aos presentes o andamento do seu trabalho na secretaria de educação do município de São João do Meriti, onde acumula as funções de vice-prefeito e Secretário de Educação e está pondo em pratica plano para a reativação, com horário integral, de 12 CIEPs municipalizados pelo governo estadual construidos originalmente no segundo governo Brizola. Na reunião, sob a coordenação de Clovis Correia, cerca de 10 pessoas ligadas a área de educaçao de S. João do Meriti, se filiaram ao PDT. Correia sugeriu, ainda, que fossem criados grupos de trabalhos específicos para a elaboraçao de um projeto de plano de governo para ajudar a candidatura de Wagner Montes.

A professora Maria Amélia, falando aos presentes, relatou os contatos que vem mantendo em Portugal, onde trabalha na Universidade de Coimbra, em especial com o PS português, presidido por Mário Soares. Amélia  fez uma síntese da reunião que ela e o secretário nacional do PDT, Manoel Dias tiveram em Lisboa com a direção do PS.

O presidente estadual da JS-PDT, Everton, informou aos presentes que a juventude estadual tem se reunido rotineiramente uma vez por mês na sede do PDT, com representantes de diversos municípios do interior e que é importante que os diretórios municipais designem jovens para o trabalho político voltado para a juventude.  As reuniões da JS, informou, são sempre no segundo sábado de cada mês – no horário das 10 às 15 horas

O presidente do PDT de Quissamã, João do Abacaxi, manifestou o seu descontentamento pelo fato da direção estadual  e o ministro Lupi, ainda não terem marcado a data para a inauguração da nova sede do partido no município. Luiz Eduardo, do Movimento Negro, por sua vez, parabenizou Barack Obama pela suspensão do bloqueio econômico à Cuba; enquanto Roberto Cid, voltando a questão da candidatura de Wagner Montes, disse ao próprio Wagner, que assistiu a toda a reunião, que era fundamental que ele, Wagner, para “fechar” o apoio dos pedetistas, dissesse, com todas as letras  que é realmente candidato ao governador e não pensa em desistir da indicação, lembrando o fato de Montes ter desistido de concorrer a prefeitura,abandonando a disputa antes do final. “Se você garantir a todos que não há hipotese de desistir, tenha certeza de que poderá contar com a dedicação integral dos militantes do PDT em defesa de seu nome”.

Criticas tambem foram feitas a Montes, no sentido de que afine mais a sua presença na midia com as bandeiras historicas do PDT - especialmente a defesa dos direitos humanos. Montes, mostrando grande humildade, disse que tem se dedicado a se entrosar, cada vez mais, com as bandeiras historicas do partido mudando, inclusive, a maneira de conduzir o programa que apresenta.

Clemir Ramos reforçou a idéia da candidatura de Wagner, destacando que ela é inteiramente viável eleitoralmente e que ele vê nela uma possibilidade concreta do PDT voltar ao poder.  Vários oradores se sucederam  - sempre tocando no ponto da necessidade de desagravo à Brizola pelas matérias do Globo e, também, sobre a candidatura de Montes em 2010.

 
 
 

   volta ao topo      voltar
Rua Sete de Setembro, 141   5º andar   Centro   Rio de Janeiro   RJ   Cep 20050-002
tels.: (21) 2221.0093   (21) 2232.5497  e  2252.9983 (fax)